Internacional

Alfa Romeo Junior: a saga do primeiro elétrico da marca italiana

SUV elétrico compacto chegará com versões híbridas leve e totalmente elétrica e precisou mudar de nome por força de lei do governo da Itália

Por Autotempo
Publicado em 18 de abril de 2024 | 06:00
 
 
 
normal

A lendária montadora italiana Alfa Romeo finalmente se juntará à era dos carros elétricos com o lançamento do Junior, um SUV compacto que promete aliar desempenho e sustentabilidade. Mas a jornada até o nome final foi um tanto quanto peculiar, envolvendo uma disputa legal e uma mudança de última hora.

Inicialmente apresentado como Milano, em homenagem à cidade natal da marca, o SUV elétrico da Alfa Romeo precisou trocar de nome devido a uma lei italiana que proíbe a produção de produtos com sonoridade italiana fora do país.

Alfa Romeo Milano foi rebatizado como Alfa Romeo Junior

A solução encontrada foi batizar o modelo de Junior, nome que remete a uma versão esportiva do Giulia de 1966 e que também visa atrair um público mais jovem.

Alfa Romeo Milano foi rebatizado como Alfa Romeo Junior

Híbrido leve e totalmente elétrico

O Alfa Romeo Junior oferece duas opções de motorização: híbrido leve e totalmente elétrico. A versão híbrida leve combina um motor 1.2 turbo a gasolina com um motor elétrico de 48 volts, com 136 cv de potência total.

Já a versão totalmente elétrica oferece duas opções de motorização: 156 cv e 240 cv, com autonomia de até 410 km no ciclo WLTP (europeu).

Alfa Romeo Milano foi rebatizado como Alfa Romeo Junior

O design do Junior segue a linhagem esportiva da Alfa Romeo, com linhas agressivas e faróis de LED em forma de "C". No interior, o destaque fica para as duas telas digitais de 10,25 polegadas, o sistema de infotainment com atualizações OTA e o assistente virtual integrado ao Chat GPT.

Alfa Romeo Milano foi rebatizado como Alfa Romeo Junior

Pacote ADAS nível 2

O Alfa Romeo Junior vem equipado com um sistema de condução autônoma de nível 2, que inclui piloto automático adaptativo, frenagem automática de emergência e sistema de permanência em faixa.

Alfa Romeo Milano foi rebatizado como Alfa Romeo Junior

Como opcional, o SUV oferece sensores de estacionamento 360° e sistema de estacionamento semi-autônomo. O Alfa Romeo Junior já está à venda na Itália por um preço inicial de 30 mil euros, cerca de R$ 160 mil, na conversão direta. 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!