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Honda ZR-V: SUV médio é estiloso, mas derrapa no desempenho

Design diferenciado, ergonomia inspirada em sedãs e bom nível de equipamentos marcam o novo SUV da Honda

Por Igor Veiga
Publicado em 19 de abril de 2024 | 06:00
 
 
 
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Lançado no Brasil em 2023, o Honda ZR-V se destaca em meio aos SUVs médios com seu visual ousado e proposta singular. Com preço único de R$ 214.500 para a versão Touring, o modelo enfrenta concorrência acirrada de nomes como Jeep Compass, Toyota Corolla Cross e o VW Taos.

As linhas do ZR-V são diferentes dos demais SUVs da Honda, com estilo mais arredondado e faróis que remetem ao Civic. Já a traseira, com lanternas em duas partes, traz um ar de SUV mais convencional. As rodas de 17 polegadas podem parecer pequenas para o porte do carro. A Honda afirma que o visual foi proposital para destacar a unicidade do ZR-V.

Honda ZR-V é vendido em única versão no Brasil

Posição de dirigir inspirada em sedãs

Um dos diferenciais do ZR-V está na ergonomia. Ao contrário da maioria dos SUVs, o ZR-V oferece uma posição de dirigir mais baixa e próxima do volante, similar à de sedãs e cupês.

Essa característica, aliada à suspensão independente nos dois eixos e assistentes como o vetorizador de torque, proporciona dirigibilidade mais dinâmica, mesmo que o SUV não seja um sedã propriamente dito.

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Motor 2.0 aspirado exige rotações mais altas

O ZR-V utiliza motor 2.0 aspirado a gasolina, sem injeção direta, que entrega 161 cv de potência e 19,1 kgfm de torque. O câmbio CVT de 7 marchas simuladas trabalha para entregar a força nas rotações mais altas, o que pode resultar em maior ruído no interior do carro, apesar do bom isolamento acústico.

Na cidade, o ZR-V se destaca pela boa arrancada e filtra bem as imperfeições do solo, além da posição de dirigir mais baixa, que reduz a fadiga ao volante. O consumo acusado no computador de bordo, de 9,7 km/L é satisfatório, mas poderia melhorar se tivesse o sistema start-stop do motor, por exemplo.

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Interior bem agradável

O interior do ZR-V oferece bom acabamento, com uso de couro no painel e console, além de saídas de ar camufladas e comandos do ar-condicionado de duas zonas, herdados do Civic.

O sistema multimídia de 9 polegadas com espelhamento de smartphones e interface intuitiva é outro ponto positivo. Bola fora é a necessidade do cabo plugado no celular para conexão com o Android Auto. Já o painel de instrumentos, similar ao do HR-V, também poderia ser mais moderno.

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Porta-malas fica devendo

Com 4,56 m de comprimento, o ZR-V supera o Jeep Compass e o Toyota Corolla Cross em tamanho, mas o entre-eixos de 2,65 m não se traduz em grande vantagem no espaço interno. O porta-malas de 389 L é outro ponto que poderia ser melhorado.

A conectividade com portas USB-C para recarga de smartphones para os ocupantes da frente e também na parte de trás são pontos positivos do ZR-V, confortável para uma viagem com quatro adultos a bordo.

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Bom nível de tecnologia embarcada

O ZR-V oferece de fábrica um bom pacote tecnológico. O SUV vem equipado com faróis full-led, painel digital de 7 polegadas, central multimídia de 9 polegadas, ar-condicionado de duas zonas, teto solar, além de oito airbags.

Há também diversos sistemas de assistência ao motorista, como frenagem automática, piloto automático adaptativo, sensores de permanência em faixa, assistente de partida em rampa, freio automático de descidas e controle de tração e estabilidade.

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Rivais oferecem motor turbo e híbrido

Enquanto o ZR-V se destaca pelo visual diferenciado e um bom nível de equipamentos, seus principais concorrentes, como Jeep Compass, VW Taos e Toyota Corolla Cross, oferecem motores turbo com maior torque, por exemplo.

Entre os rivais chineses do ZR-V, o GWM Haval H6 se destaca por ser um SUV híbrido com menor consumo de combustível, e o BYD Song Plus oferece mais tecnologia embarcada, por exemplo.

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Ficha técnica - Honda ZR-V Touring

  • Motor: 2.0 16V, aspirado, a gasolina, dianteiro, com quatro cilindros em linha
  • Potência: 161 cv a 6.500 rpm
  • Torque: 19,1 kgfm a 4.200 rpm
  • Câmbio: automático CVT, simula 7 marchas, tração dianteira
  • Direção: elétrica
  • Suspensão: McPherson (diant.), multilink (tras.)
  • Freios: disco ventilado (diant.), sólido (tras.)
  • Pneus: 215/60 R17
  • Tamanho: 4,56 m (C); 1,84 m (L); 1,61 (A); 2,65 m (entre-eixos)
  • Porta-malas: 389 L
  • Tanque: 53 L
  • Peso: 1.446 kg
  • Consumo (Inmetro): 10,2 km/L (cidade) e 12,1 km/L (estrada)

 

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