Música

Alexandre Pires se despede do SPC em show que chega a BH neste fim de semana

Turnê “SPC Acústico 2 - O Último Encontro será apresentada neste sábado (27) e domingo (28), no Expominas

Por Renato Lombardi
Publicado em 26 de abril de 2024 | 07:00
 
 
 
normal

Um (re) encontro de milhões. É assim que Alexandre Pires define o retorno aos palcos ao lado do Só Pra Contrariar - grupo de pagode com o qual despontou para a fama nos anos 1990. A última vez que isso aconteceu, relembra o mineiro de Uberlândia, foi há 10 anos. “É um reencontro de milhões de lembranças, de histórias que marcaram as nossas vidas e também a vida de tantas pessoas que curtiram nossas músicas ao longo de todos esses anos”, diz o cantor, em entrevista a O Tempo, ao falar sobre a turnê “SPC Acústico 2 - O Último Encontro”, que desembarca neste fim de semana em Belo Horizonte - show com a formação original do grupo e que marca a despedida oficial de Alexandre Pires do SPC.

Ao todo, serão duas apresentações no Expominas, na capital mineira. Inicialmente, seria um único show, neste sábado (27), mas os ingressos se esgotaram rapidamente - as vendas começaram em junho do ano passado. Com isso, a organização abriu mais uma data, no domingo (28), que conta com poucas entradas disponíveis. “Ficamos completamente surpresos e extremamente gratos pelo carinho e pela receptividade do público de Belo Horizonte. Sabíamos que havia uma grande expectativa em torno da turnê, mas ver os ingressos se esgotarem tão rapidamente e a demanda ser tão alta a ponto de abrir uma segunda data, isso nos deixou realmente emocionados”, afirma o pagodeiro, que foi vocalista do Só Pra Contrariar por mais de 10 anos. “É uma demonstração do amor e da conexão que as pessoas têm com a nossa música. Não temos palavras para expressar o quanto isso significa para nós. BH sempre foi uma cidade especial para o SPC e poder sentir esse apoio, esse entusiasmo do público mineiro, é simplesmente incrível”, ressalta.

A turnê “SPC Acústico 2 - O Último Encontro” é inspirada no projeto “Só Pra Contrariar - Acústico”. Lançado em 2002, foi o último trabalho com Alexandre Pires à frente do grupo. Como na época o SPC não foi para a estrada divulgar o projeto e, assim, marcar a despedia de Alexandre - logo em seguida, o cantor se lançou na carreira solo -, eles resolveram fazer isso agora. “Acredito que tudo tem o seu tempo certo. O álbum acústico do SPC foi um marco na nossa carreira, na história do samba e do pagode. Naquele ano, batemos recorde de vendas, chegamos entre os discos mais vendidos da história do Brasil, foi algo surreal para jovens de Uberlândia, que humildemente buscavam o seu espaço”, explica o pagodeiro.

“Agora, após tantos anos de carreira, de experiências e de histórias vividas, sentimos que era o momento perfeito para viver essa sensação de celebrar a nossa trajetória com os fãs de uma nova maneira. Então, podemos dizer que foi uma combinação de fatores, que nos levou a decidir finalmente levar esse show para a estrada. Estamos muito felizes com essa decisão, pois tem sido uma experiência incrível poder compartilhar esses momentos tão especiais com os nossos fãs em todo o Brasil e em breve, com os nossos irmãos portugueses”, comenta Alexandre, citando a agenda de shows, que começou em São Paulo no início de abril, já passou por Florianópolis, Curitiba e Rio de Janeiro e vai passar por Portugal. 

‘É como se estivéssemos no quintal de casa’, diz cantor sobre shows

Alexandre Pires afirma que subir ao palco ao lado do Só Pra Contrariar tem sido muito especial para ele e para os integrantes do grupo. “Os primeiros shows dessa turnê tem sido simplesmente incríveis! Passam milhares de lembranças na minha cabeça enquanto estou cantando e vendo todo o público curtindo e se emocionando conosco. O público tem nos recebido com muito carinho, amor e energia positiva. É uma troca de emoções que não tem preço. Reviver os sucessos do SPC tem sido uma experiência única tanto para nós, quanto para quem está na plateia. É como se estivéssemos no quintal de casa, cantando junto com os amigos ou com a nossa família”, detalha.

No show “SPC Acústico 2 - O Último Encontro”, que chega neste fim de semana a BH, ele garante que vai ser uma viagem pelos momentos mais marcantes da carreira do grupo, “relembrando os hits que embalaram tantas histórias de amor, alegria e saudade ao longo dos anos”. “É claro que algumas canções não podem faltar de jeito nenhum! ‘Depois do Prazer’, ‘Que Se Chama Amor’, ‘Sai da Minha Aba’, ‘Essa Tal Liberdade’, ‘Domingo’, ‘Mineirinho’, entre outras, são presenças garantidas no setlist”, afirma Alexandre, que revela que as apresentações na capital terão surpresas e homenagens. “Mas precisa ir ao show para descobrir”, diz ele, que não quis dar nenhum spoiler. 

Para Alexandre, a turnê é mais do que um simples show. “É uma verdadeira celebração da nossa carreira, da nossa amizade e do amor que nos une como grupo e que nos conecta com os nossos fãs. É uma oportunidade única de rever a formação original e clássica do SPC, revivendo os momentos que marcaram época”, observa. “Nossa carreira é repleta de momentos incríveis, desafios superados e muitas histórias para contar. Este show também é uma expressão de gratidão pelo que conquistamos até aqui e de entusiasmo pelo que ainda está por vir”, destaca o pagodeiro, ressaltando que, neste momento, o foco dele e do SPC é a turnê “SPC Acústico 2 - O Último Encontro”.

Serviço 

Turnê “SPC Acústico 2 - O Último Encontro”
Quando.
Sábado (27) e domingo (28)
Onde. Expominas (av. Amazonas, 6.200, Gameleira) 
Quanto. A partir de R$ 90,00
Ingressos à venda no site SPC Acústico.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!